-
Arquitetos: Ludens + R arquitectos ; Ludens + R arquitectos
- Área: 400 m²
- Ano: 2012
-
Fotografias:Ramiro Chaves
Projeto - arquitetura como ferramenta educativa:
O projeto de RIA rural (Rede de Inovação e Aprendizagem) se coloca como um projeto modelo que pode ser reproduzido e adaptado a diferentes áreas do México. O programa se organiza a partir de três paredes. Uma delas contém o programa de administração, outra delas contém o programa educativo e a terceira contempla os serviços e programas mais flexíveis que se adaptarão a cada comunidade.
Modelo de reprodução - a flexibilidade do diagrama
O modelo se apresenta como um diagrama Venn, em que cada parede cria um raio de ação. A localização, extensão e orientação de cada parede pode mudar de acordo com cada terreno sem perder sua relação original. Conseqüentemente, o modelo permite uma flexibilidade entre regiões, variando entre comunidades, sem perder a relação espacial entre cada um dos espaços que conformam o modelo.
Materialidade rígida e suave
Cada parede é criada a partir de estruturas de concreto cujos fechamentos variam de acordo com a disponibilidade de materiais em cada região. O programa de cada parede é construído a partir de volumes de materiais mais leves (como por exemplo madeira) que se se aderem à parede. Deste modo, cria-se uma arquitetura - esqueleto, que proporciona estrutura para o conjunto, e outra arquitetura - músculo, que dá conteúdo à escola.
Espaços "entre"
Sendo um projeto rural, em que a paisagem apresenta um papel indispensável na educação da comunidade, o projeto se organiza de modo que grande parte de seu programa aconteça entre a construção. Novamente aproveitando o diagrama de Venn, em que os círculos se sobrepõem, cada parede cria uma área em seu redor que expande o programa, contagiando outras áreas e sendo contagiada pelo raio de abrangência das outras paredes, gerando, ao fim, programas mistos. Deste modo, a parede da administração se expande em direção à parede de programas comunitários para formar um auditório informar. A parede de programas comunitários se estende até a parede educativa, conformando uma horta onde pode-se aprender horticultura. E, finalmente, a parede educativa cria uma sala de aula externa que também estende a recepção da parede administrativa.
Primeira construção do RIA rural
O primeiro centro foi construído em San Felipe del Progreso, no México. O terreno tem uma superfície de 400 m² e a construção tem 240 m² de área. As paredes foram preenchidas com blocos e pintura de geso (como se observa na maior parte das construções da região) e tijolos queimados nas áreas externas. As salas de aula foram construídas com uma estrutura de madeira recoberta com uma lâmina translúcida branca. Os banheiros secos, assim como o mobiliário, foram construídos com a madeira das formas do concreto. O programa comunitário deste centro consiste em uma cozinha com fogão a lenha, construída pela própria comunidade para aumentar a eficiência das cozinhas locais.